05/10/2008

Recordar é Viver...


Garrincha:

Nascia no dia 18 de outubro de 1933, um dos grandes mitos do futebol mundial, Manuel Francisco dos Santos ou Mané Garrincha. "O anjo das pernas tortas" foi campeão do mundo pela Seleção Brasileira(1958 e 1962), destaque para a Copa do Chile de 1962 onde foi o principal jogador após a contusão de Pelé, campeão carioca (1957,1961 e 1962), campeão do torneio Rio-São Paulo e Pentagonal do México.
Garrincha também atuou em clubes brasileiros como Corinthians, Flamengo, Olaria e Atletico Junior(COL), mas foi no Botafogo que fez história, com seus dribles desconcertantes, que contavam com a ajuda do timaço do Botafogo formado por: Manga, Nílton Santos, Zé Maria, Rildo, Joel, Aírton, Didi, Amarildo, Zagallo e Quarentinha, que poderia ser muito mais vitorioso se não fosse o Santos de Pelé.
Na Copa do Chile, o Brasil foi como grande favorito até o segundo jogo quando Pelé se contundiu e frustou muitos brasileiros, com Pelé e Garrincha juntos o Brasil nunca perdeu uma partida sequer. Devemos destacar também que Brasil não teria nem se classificado para o mata-mata se não fosse a malandragem de Nílton Santos, que cometeu um pênalti e deu dois passos pra frente saindo da grande área, e o juíz marcou apenas uma falta no jogo contra a Espanha. Nas quartas-de-finais contra a Inglaterra, Garrincha venceu o jogo para o Brasil marcando 2 gols e fazendo o chute que daria origem ao gol de Vavá, o Brasil classificou com uma vitória de 3 a 1 sobre os ingleses. Nas semifinais Garrincha também teve um papel importante na vitória de 4 a 2 sobre o Chile fazendo 2 gols, nos donos-da-casa. Na final o Brasil bateu a Tchecoslováquia por 3 a 1.
Para muitos a melhor atuação de Mané foi na final do Carioca de 1962, fazendo dois gols contra o Flamengo, na vitória de 3 a 0, fazendo o time da "Estrela Solitária" ser bicampeão.
Mas Mané foi derrotado pelo alcoolismo e morreu em 1983, Garrincha foi um dos símbolos de como as drogas e o alcoolismo pode acabar com a vida de uma pessoa, muitos falam que por esse motivo que Garrincha não foi eleito o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Nenhum comentário: