08/11/2008

Análise - Barcelona

Fútbol Club Barcelona

História: Em 29 de novembro de 1899 é fundado o FC Barcelona, um dos maiores clubes de futebol do mundo. Durante toda a sua história, vários jogadores renomados passaram pelo time como Cruyff, Maradona, Figo, Rivaldo, Romário, Schuster, Stoichkov, Ronaldo, Kluivert, Ronaldinho, Henry, Eto'o, Xavi, Messi, Deco, Quaresma, Vitor Baía, etc.

Atualmente: Após uma temporada ruim, o Barcelona chega em 2008-2009 com uma das principais potências mundias sendo candidato seríssimo ao título espanhol e à Liga dos Campeões. Com a saída de Frank Rijkaard, entra Josep Guardiola que busca fama no time após uma entrada conturbada e cheia de polêmicas, mas parece estar ganhando espaço e se tornando um técnico tão bom quanto o jogador que foi.

Estádio: O Camp Nou é um dos estádios espanhóis catalogados como "5 estrelas" pela UEFA. No local estão localizados a sede social e administrativa e o museu do clube. Fora isso, o complexo esportivo conta com um outro estádio, o "Mini Estadi" (com 20 mil lugares), um ginásio multiuso para oito mil pessoas e dormitórios para os jogadores das categorias de base.

Elenco:

1. Victor Valdés
2. Martín Cáceres
3. Gerard Piqué
4. Rafael Márquez

5. Carles Puyol
6. Xavi Hernández
7. Eiður Guðjohnsen

8. Andrés Iniesta
9. Samuel Eto'o
10. Lionel Messi

11. Bojan Krkić
13. José Manuel Pinto
14. Thierry Henry
15. Seydou Keita
16. Sylvinho
18. Gabriel Milito
20. Daniel Alves
21. Alexander Hleb
22. Éric Abidal
24. Yayá Toure
25. Albert Jorquera
27. Pedrito

28. Sergi Busquets
29. Víctor Sanchéz

Técnico: Josep Guardiola

Esquema mais utilizado: 4-3-3

Uniformes:


Uniforme Titular


Uniforme Reserva


Uniforme Alternativo

Resumo: Pelo menos uma vez na vida, um garoto já sonhou jogar no time catalão. Adorado pela torcida, fazendo muitos gols, se tornado o camisa 10 e se consagrando como melhor jogador do mundo. Muitos brasileiros tiveram esse sonho quando Ronaldinho faltou fazer chover em 2005 no clube, após uma temporada digna de melhor do mundo ganhando o título disputado com Lampard, Shevchenko, Van Nistelrooy, Eto'o e outros. Mas nem sempre a história tem um final feliz. Após uma série de desavenças entre o brasileiro e o Barcelona, o camisa 10 saiu do time e foi para o campeonato italiano defender o time Rossonero. Apesar de muitos terem achado que essa saída seria horrível para o time bicolor, o Barça está muito bem essa temporada munido de craques jovens e experientes como Messi, Bojan, Eto'o, Xavi, Henry e Iniesta. Sempre com o seu esquema 4-3-3, está fazendo muitas vítimas tanto no campeonato nacional quanto na Liga dos Campeões. A escalação é composta pelo Valdés no gol, Daniel Alves na lateral direita, Abidal pela esquerda e a dupla de zaga composta por Puyol e Gabriel Milito. O meio campo é composto por Xavi, Iniesta e Touré ou Keita que se revezam. Messi, Eto'o e Henry ou Bojan que se revezam formam o devastador ataque catalão.

Nenhum comentário: