15/10/2008

Recordar é viver...

Cruyff:

Hendrik Johannes Cruyff, nasceu em Amsterdã(capital da Holanda) no ano de 1947. Quando criança usava aparelhos ortopédicos que quase o impedia de andar, começou a jogar no Ajax, quando sua mãe foi para lá a trabalho, como faxineira. Então colocou o filho no futebol com o objetivo de fortalecer suas pernas.
Cruyff era um atacante muito completo, sabia defender, chutar de longe, um grande controle de bola, velocidade, driblava bem, cobrava lateral, e tinha um preparo físico invejável. No Ajax foi 3 vezes campeão da Liga dos Campeões(1971,1972 e 1973) e também foi 3 vezes o melhor jogador europeu do ano(1971,1972 e 1974).
Na Copa de 1974 na Alemanha, a Holanda encantou o mundo todo com seu Carrosel Holandês, emplantado pelo técnico Rinus Michels, recebeu esse nome porque nenhum jogador tinha posição definida todos atacavam e todos defendiam, Cruyff não era a única estrela da Holanda, a seleção tinha várias estrelas como Neeskens e Rensenbrink. Na Copa a Holanda passou com facilidade a primeira fase, e na segunda fase enfrentou a Argentina(4 a 0), Alemanha Oriental(2 a 0) e o Brasil(2 a 0), vencendo todos os jogos. Na final a Holanda mediu forças com a Alemanha que havia feito uma campanha impecável na segunda fase também, e perdeu para os donos da casa de virada, os holandeses abriram o placar de pênalti com Neeskens, pênalti sofrido por Cruyff. Os alemães empataram com Paul Breitner e viraram com Gerd Müller. Ele não atuou na Copa de 1978, por problemas com a Federação.
Com a camisa do Barcelona, clube que jogou entre 1973 e 1978, teve passagem meio apagada conquistando apenas um Campeonato Espanhol, mas logo ao chegar, caiu nas graças da torcida ao dizer que só recusou o Real Madrid porque não iria jogar em um clube associado ao ditador espanhol Francisco Franco. Cruyff voltou a jogar por necessidade, após ter usado seu dinheiro com maus investimentos, atuou pelo: Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levante e Feyenoord. E também treinou o Ajax e Barcelona. Inclusive treinava o time catalão que perdeu o Mundial de 1992 para o São Paulo.
Uniforme Seleção Holandesa (1974)

Nenhum comentário: